14 abril 2017

Os 13 porquês - O Livro X A Série



Eu estava louca para fazer essa postagem desde o trailler, onde eu já percebi que a série teria cenas diferentes do livro, depois de assistir o primeiro episódio e ter surtado por ter MUITA coisa diferente, coloquei na cabeça que a postagem seria feita. E aqui está.

Lembrando que, a Série não deixa de ser muito boa e algumas mudanças foram sim muito necessárias e muito interessantes,Toda adaptação de livros passa por processos assim e é impossivel e nesse caso mais ainda, ser 100% fiel ao livro, eu coloco minha opinião em alguns tópicos aqui, mas as mudanças foram fielmente passadas.

Espero muito que vocês gostem :)


 FITA 1 LADO A


"Olá meninos e meninas. Quem fala aqui é Hannah Baker. Ao vivo e em estéreo."


  • Hannah não envia o mapa junto com as fitas, algumas semanas antes do suicídio, ela deixa um mapa com estrelas, marcando os locais citados nas fitas no armário de cada porquê. Ela inclusive diz que eles não devem ter entendido quando o receberam, mas vai fazer todo o sentido.

  • A mãe de Clay confia muito nele e apesar dela saber que aquelas fitas não se tratam de um trabalho escolar, ela não enche o Clay com questionamentos. 

  • Clay escuta TODAS as fitas em um dia só. 

Essa mudança é super aceitável, até porque, seria muito complicado fazer uma série com ele escutando as fitas todas de uma vez. dessa maneira, não haveria espaço para personagens secundários.


  • Na série, todos os personagens ganham espaço, "justificativas" e suas versões do que aconteceu.

O que também é muito interessante, porque você consegue entender as duas versões, apesar de eu ter achado que isso acabou diminuindo alguns acontecimentos (o que não significa também que eles deixaram de ser pesados por isso)


  • SABE A RELAÇÃO ENTROSADA DA AMIZADE DA HANNAH COM O CLAY?        ELA       NÃO     EXISTE. É isso mesmo, Clay e Hannah mal se falam no livro, ele a observava de longe, o único contato que tinha com ela, era no cinema, mas eles trabalhavam em "setores" diferentes, então o contato era bem pouco. A unica relação que ele tem com Hannah, é na festa onde tudo acontece.

  • No livro, os pais de Hannah não aparecem, pois saíram da cidade, também não fizeram um velório.
  • Os pais de hannah possuem uma sapataria, não uma farmácia, os problemas que eles enfrentam com as vendas, é relacionado a um shopping que está para abrir e não uma loja especifica.

No livro faria sentido eles terem uma farmácia, por motivos que irei explicar na próxima postagem, mas na série não teve sentido nenhum
.
  • Clay não é idiota a ponto de perguntar onde tem "um aparelho para ouvir fitas cassetes", ele simplesmente sabe que tem um aparelho de som antigo na casa dele que toca fitas.

  • Ele não quebra esse aparelho de som

  • Ele não cai da bicicleta muito menos racha a testa

------------------ 13 -----------------

E eis o primeiro porque, Justin Foley...


  • Sabe aquela festa do inicio da série, onde Hannah vê Justin pela primeira vez? então.. ela nunca existiu, no livro, Hannah não conhecia ninguém da escola e seria muito estranho que ela desse uma festa e convidasse todos os seus futuros "amigos", não é mesmo?! No livro Hannah e Kat estão na sacada da casa antiga de Hannah conversando e Kat resolve ligar para Justin aparecer, ele aparece com Zach e ao chegarem e pisarem na grama, os regadores são ativados, eles caem e saem correndo rua abaixo.

  • Não existe aquela foto da Hannah descendo no escorregador, apenas os boatos do Justin sobre as coisas que "aconteceram"naquele dia. cujos quais ela descobriu algumas semanas depois, já que eles ainda ficaram algumas outras vezes.


"Vocês queriam ouvir lado mais sexy não queriam? Vocês queriam ouvir como meus dedos safadinhos começaram a brincar com o zíper dele. Vocês queriam ouvir... Me digam o que vocês queriam ouvir? Porque eu ouvi tantas histórias que não sei qual é a mais famosa. Mas sei qual é a menos. A verdade"



 FITA 1 LADO B


  • No livro, a segunda fita é do Alex, não da Jessica, a fita dela só vem depois, por conta dos acontecimentos dessa fita.
Eu quero deixar claro que não concordo com nenhuma mudança na ordem das fitas feitas na série
  • A mãe de Clay não tem essa psicose de achar que o Clay quer cometer suicídio.
  • Tony só aparece uma vez na série e não é ao longo dos capítulos
  • A sexualidade de ninguém é definida no livro, porque o foco dele é a história de Hannah e os pensamentos de Clay ao longo das fitas.
  • Sabe o Jeff? ele nem ao menos é conhecido pelos alunos da turma da Hannah (nem pelo Clay). Tudo o que se sabe, é que ele está no ultimo ano. (e que ele morre)


 "Quando alguém diz que você tem a melhor bunda do primeiro ano, isso da as pessoas, algumas pessoas, sinal verde para lhe tratar como se você não fosse nada além daquela parte específica do corpo"
  • Hannah não recebe a lista (não nessa fita), ela vê de relance.
  • No Blue Spot, quando Bryce aperta a bunda de Hannah, Wally (o caixa) vê tudo, e apesar de ficar revoltado, não faz nada. 
Essa era uma das cenas que acho que não deveriam ter alterado, a sensação de alguém abusando de você já é ruim quando ninguém vê, mas quando alguém vê e não faz nada, a sensação é pior, pelo fato de você perceber o quanto de fato, você não tem voz e direitos por ser uma mulher.


"Aqui vai uma dica, se você tocar uma garota, mesmo sendo de brincadeira e ela o empurrar para longe, deixe... Ela... Em paz. Não toque nela novamente. Em lugar nenhum! Ela vai sentir nojo se você fizer isso"

  • Hannah nunca chamou o Clay de "capacete", 
Até porque eles não tinham contato.

FITA 2 LADO A
    • Não há um processo dos pais da Hannah contra a escola, no livro, eles saíram da cidade, se lembram?!
    Esse foi outro aspecto que também achei muito interessante na série, é muito forte ver os pais dela lutando por justiça, o bullying nas escolas acontece direto e por mais que ela tenha se matado, ela teve razões, as quais os pais dela vão em busca e lutam para fazer justiça por ela.
    • Hannah e Jessica quando se conhecem não combinam de ir ao Monet's, elas simplesmente, saem conversando, passam de suas casas propositalmente (para nenhuma saber onde a outra morava), chegam ao Monet's e só ai entram.

      • A frase que eles (Hannah, Jess e Alex) sempre falavam quando precisavam desabafar não era "F.M.V para sempre" e sim "1,2, 3 ... podem sair da toca"
      • Eles nunca se consideraram melhores amigos, nem ao menos amigos, e conversavam sobre isso, conversavam sobre como seria quando fizessem amigos na escola, eles eram apenas o suporte um do outro durante os primeiros dias de aula.
      • Quando Jessica bate em Hannah, a unha de Jessica fica acima da sobrancelha dela e deixa uma cicatriz. Que Hannah diz no livro, esperar que Jessica tenha notado ela em seu velório.
      "Mas é mais do que um simples arranhão. É um soco no estomago e um tapa na cara. é uma facada nas costas, porque você preferiu acreditar num boato inventado e não naquilo que sabia ser verdade."



      FITA 2 LADO B


      • Sabem a Skye? ela no livro não é garçonete, ela é outra pessoa, mas no livro existe uma garçonete com as mesmas características da Skye, que diz conhecer Clay, pois fizeram marcenaria juntos na escola, o nome dela não aparece no livro.
      • Clay não se vinga de ninguém
      Essa fita é de Tyler Down....

      • Os pais de Hannah não saíram para jantar no dia, eles estavam viajando
      • Courtney e Hannah não fazem desafios de tirar a roupa (isso foi uma coisa que achei muito sem noção, elas sabiam que haveria alguém tirando fotos, então nunca iriam fazer aquilo!) No livro, Courtney deita e Hannah faz massagens nas costas dela para chamar atenção do vouyer, quando percebem que ele está tirando várias fotos, combinam um esquema, quando Courtney falasse 3, ambas abririam a persiana e descobririam quem estava ali,  mesmo com Hannah insistindo para que uma delas saísse do quarto para ligar para a polícia, mas Courtney insiste até descobrir quem é o voyeur. Courtney abre então a gaveta com a falsa intenção de pegar um hidratante e ao abrir põe  a mão na boca com cara de espanto, e pergunta a Hannah "quantos desse você tem?" E Hannah indaga "porque você não conta quantos tem?!" e essa é a deixa... Hannah pula para a janela e puxa as persianas procurando o rosto do voyeur, mas ele se mexia muito depressa, e Courtney não olhava para o rosto dele, ela estava mais preocupada porque ele enfiava o pinto dentro da calça.
      • Elas não bebem
      • Elas não se beijam e nem há indicios de que Courtney seja Lésbica.
      •  Hannah descobre quem ele era, no outro dia na escola, quando perguntou a várias pessoas onde elas estavam e todas elas responderam várias coisas diferentes, que estava no cinema ou em qualquer outro lugar, mas Tyler, ele respondeu defensivo "o que, eu? Em lugar nenhum!" E por alguma razão, ele estar em lugar nenhum, o fez revirar os olhos e fazer sua testa começar a suar.
      • Nenhuma foto é divulgada
      • Clay acha uma foto de Courtney e Hannah juntas num anuário da escola que se encontrava no Monet's 


      FITA 3 LADO A


      • Desculpem pessoal, mas esse baile que inicia o episódio da Courtney não existe. Foi só uma cena fofinha que colocaram pra intensificar a relação do Clay com a Hannah, coisa que no livro não tem, Até porque, lembrando vocês mais uma vez, o Clay e Hannah se falavam muito pouco...
      • Os porquês não se reunem para tramar algo contra Clay.
      • relembrando mais uma vez, o Clay não se vinga de ninguém, então a foto do Tyler também não acontece.

      Eis a fita de Courtney...

      • Como não acontece o beijo e muito menos uma foto, Courtney não foge de Hannah.
      • No livro a história é bem diferente por diversos fatores, Hannah chega a falar com Courtney sobre o acontecido da noite anterior, mas cria certa repulsa de Courtney pelo jeito dela, por nunca se despedir, por se preocupar a todo instante em falar com todos e espalhar sorrisos com a unica intenção de criar sua imagem. e Courtney percebe isso e pergunta a Hannah se está tudo bem, "por isso" a convida para ir a uma festa com ela, Hannah a indaga o porque elas deveriam ir a uma festa juntas, Courtney diz que seria para elas saírem juntas e fazerem algo juntas, Hannah obviamente acreditou nela, até Courtney perguntar a ela se ela tinha um carro. (percebe o interesse? pois é!) Ao chegarem na festa Courtney sugeriu que cada uma fosse para um lado, mas pediu para hannah não ir embora sem ela.  Hannah se sentiu completamente usada, por ter servido apenas de motorista, imaginando se mais alguém percebeu que elas não foram a festa juntas como amigas, e sim que ela havia sido seu ato de caridade. Até que aparece alguém que chama por Hannah, esse cara diz que Courtney o falou que ele deveria conversar com ela, com a desculpa que ela era uma companhia divertida, Hannah chegou até mesmo a imaginar que Courtney poderia estar preocupada com ela e se sentindo culpada, mas esse cara confessou que Courtney não havia mandado ele falar com ela. Ele na verdade ouviu Courtney falando de dela e se interessou, Ela exige saber o que ele ouviu, e o que Courtney disse foi que Hannah possuía algumas surpresas guardadas nas gavetas da sua penteadeira. (PASMEM)  Hannah totalmente irritada, encontra Tyler (o vouyer) e o obriga a tirar uma foto dela com Courtney, que se recusa, Hannah indaga se elas não são amigas e antes de tirar a foto, ela sussurra no ouvido de Courtney "se você alguma vez quiser pegar algo emprestado da minha penteadeira, Courtney, é só pedir" se inclinou pra frente, deu seu melhor sorriso e click. (Essa foi a foto que o Clay encontrou no anuário da escola, no Monet's) .No final, Tyler ainda pede carona a Hannah e ela dá impaciente. O maior cúmulo da história.   
      • O carro dela não quebra e ela não dá carona pra Jessica.               

      • Lembram que eu disse que a Skye não era garçonete? então.. ela aparece aqui..Clay se encontra num ônibus escutando as fitas, indo em direção ao meio do caminho entre a casa de Tyler e Courtney, então escuta alguém chamá-lo, Skye Miller, a paixão dele do nono ano, ele gosta dela, acha ela bonita, porém ela se comporta como se não soubesse disso, usando apenas roupas muito largas e sem graça, nessa noite, um conjunto de moletom. Eles têm uma breve conversa, se despedem e Clay desce no seu ponto.
      • CLAY E HANNAH NÃO SE BEIJAM
      Vamos deixar bem claro mais uma vez que Clay e Hannah, mal se falavam e esse baile no qual eles se beijam na série não aconteceu. Sem relações, sem baile, portanto sem beijo...


       FITA 3 LADO B


      • Na escola de Hannah havia um teste criado pelas líderes de torcida pra arrecadar fundos, chamado "Oh querido namorado" , E NÃO "Meu Namorado de Um Dólar"
      • Sabe a Sheri? No livro o nome dela é Jenny
      Essa foi uma das mudanças que eu juro que tentei entender (assim como a mudança da loja dos pais da Hannah) mas não achei nenhuma explicação.
      • O Clay não fica com a Sheri/Jenny.
      • Marcus não leva os amigos dele para o encontro com Hannah.
      • Hannah achou que Marcus pudesse ser divertido, e diz que gargalhou tanto que sua barriga doía, por isso ela apoiou a testa no ombro dele e pediu pra ele parar, até que ele tocou o joelho dela e ela travou, pois foi exatamente da mesma forma que Bryce a atacou no blue spot (fita 1 lado B), Hannah indaga o porque dele estar fazendo isso e ele responde puxando ela pra mais perto, segurando a parte interna da sua coxa, e subindo com a mão, ela tenta se desvencilhar, mas não consegue, ela diz q seu rosto implora socorro, mas ninguém faz nada e como resposta, derruba Marcus do banco.
      •  Zach presencia tudo e não faz nada (a diferença aqui é que Zach não chegou lá com Marcus)
      --------------------------13--------------------------

           "Quase o tempo todo, desde meu primeiro dia no colégio, eu parecia a única pessoa a se importar comigo.
           Dedique todo o seu coração em busca do primeiro beijo... só para jogarem isso de volta na sua cara.
           Experimente ver as duas únicas pessoas em quem confia, se virarem contra você.
           Experimente ver uma delas usar você para se vingar da outra e, depois, ser acusada de traição.
          Experimente deixar alguém tirar toda sensação de privacidade ou segurança que você talvez ainda possua. Aí, então, experimente ver alguém usar essa insegurança para satisfazer sua própria curiosidade pervertida" 

      FITA 4 LADO A


      • O Clay não tem esses surtos de ouvir, nem ver outras coisas, além da realidade.
      • Zach não tenta falar com Hannah na escola, o que ele faz na fita, é por ter sido ignorado no Rosie's.
      • HANNAH CORTA O CABELO AQUI!!!!! Ela precisava de uma mudança, ela precisava "deixar tudo o que aconteceu de ruim com ela para trás" e começou com a aparência, que era a unica coisa que ela sentia que ainda podia controlar.
      Essa foi outra mudança que eu juro que não entendi, ela é super importante, Hannah mexendo no cabelo enquanto os sinais de um suicida sendo apresentados, e ninguém percebe. Seria uma cena e tanto, mas ela nunca existiu na série. Fiquei fortemente decepcionada aqui.
      • O bilhete de Hannah dizia:
      "Suicídio. Tenho pensado nisso. Não muito a sério, mas tenho pensado nisso"

      Também não gostei de terem mudado o bilhete, o que colocam na série, faz parecer que ela está apenas triste e deixa a ideia de suicídio muito vaga, até que a professora em sala fale sobre, como se estivesse óbvio.
      • Depois da discussão em aula, foram apresentadas estatísticas e sinais de alerta, entre elas, mudança de aparência repentina. Onde Hannha mexe no cabelo tentando ser notada, mas.. nada..
      • Clay fala no capítulo que foi desafiado a convidar Hannah para sair, mas ele não tinha coragem e sabia que as pessoas faziam isso de maldade, diz que ficou chocado ao ver que Hannah havia cortado o cabelo, mas sempre que ia falar com ela, ela desviava o caminho e virava o olhar pra outro lado. 
      • Ninguém supõe quem tenha escrito o bilhete
      • O Clay não arranha o carro do Zach (Como já disse antes, ele e nem ninguém tenta fazer justiça e nem busca vingança)

                                                  --------------------------13--------------------------
      No livro não fala nada sobre condições financeiras, relacionamentos familiares, nem orientação sexual de nenhum personagem. Tudo que aparece na Série, foi criado a parte para ter um enredo, já que no livro os únicos personagens participantes são, a mãe do Clay, que aparece 2x, Marcus que aparece 1, Tony, que aparece em 2 partes, sendo uma muito breve, Clay e Hannah, o resto só é mencionado nas fitas...

      A parte 2 vai ao ar Terça - Feira sem falta :)
      E me digam o que vocês acharam da série, do livro, pra quem leu e sobre as mudanças, se vocês concordaram ou não.. 

      13 beijos e até Terça :)

      Nenhum comentário :

      Postar um comentário

      - Por favor, não usem os comentários para divulgação pessoal, lê a publi e deixa um comentário sobre, no final, pode deixar o link, mas tem que ser de coração :)

      - Sigo de volta, TODOS os blogs que seguem a primeira instrução, não precisa pedir :)
      - Leio todos os comentários e respondo sempre que posso

      - Agradeço se você seguir o blog e me dizer se gostou :)

      - Sem xingamentos... se não gostou do blog, deixe uma crítica construtiva sobre o que posso mudar, para melhorar :)