01 junho 2016

Empoderamento feminino Negro com Poet(isa)

A publi de hoje, é mais do que especial, é sobre o empoderamento de meninas que sofrem todos os dias a séculos com o racismo e o preconceito, vindo de pessoas privilegiadas e as vezes até mesmo de pessoas negras, que tem vergonha da própria cor, ISSO TEM QUE MUDAR!!!!

Você, mulher branca,  já parou pra pensar nos seus privilégios??? você já parou pra pensar que temos muito mais chances de sermos escolhidas para cargos melhores, só por conta de nossa pele clara??? vocês já pararam pra pensar que podemos receber mais por isso também? já passou alguma vez por alguma situação em que você ficou com algum garoto que você até pensou ser legal, mas ele te pediu pra não contar pra ninguém por conta da sua cor? já te olharam feio/com desdem ao entrar numa loja?? já pensou em se matar por sofrer racismo? bom... eu nunca passei por situação nenhuma dessa, mas nossas manas negras já, pode ter certeza que pelo menos uma vez na vida, alguma delas já passou ou vai passar por isso, injusto não é mesmo? as vezes a gente não escolhe os privilégios, só nos resta aceitar que nascemos com eles e não interferir na luta alheia, só ajudar e esse é o propósito desse post!!!

Muitas meninas negras, passam a infância ouvindo dos garotinhos que a fulana branquinha do cabelo liso é bonita, como são crianças, a primeira coisa que fazem é se espelhar na fulana pra tentarem ser bonitas como elas, crescem vendo na televisão atrizes com o mesmo padrão da meninas da escola, continuam tentando se espelhar nelas, viram adultas e sofrem a pressão de ambientes de trabalho que querem aquele tipo que chamam de profissional ideal na empresa, sofrem com apelidos e ofensas diárias, se tornam adultas inseguras, acreditando que não são bonitas e precisam mudar, mudam o cabelo, corpo, malham, mudam a personalidade e nada ao redor muda, porque O PROBLEMA NÃO É COM ELAS, É COM O RACISMO DAS PESSOAS!!!

Essa publi tem o intuito de provar pra vocês com uma "prova viva" que vocês são lindas da maneira que nasceram, possuem bagagem histórica riquíssima e merecem ser tratadas como qualquer outra pessoa que não é de cor, afinal, somos todos pessoas, a pigmentação e tipo de cabelo não define carácter de ninguém, temos que ter mais humanidade e menos segregações sociais.

MIGAS VOCÊS SÃO LINDAS DE QUALQUER MANEIRA, SEJAM DA MANEIRA QUE VOCÊS QUISEREM SER E NÃO MUDEM POR NADA E NEM NINGUÉM <3

Hoje também vim falar de uma negra empoderada maravilhosa (a minha "prova viva"), que libertou os cachos recentemente e cada dia que passa encoraja mais meninas por onde passa



   Conheci a Isabella no ensino médio. Nos conhecemos e acabamos fazendo amizade porque meu sutiã abriu antes da aula começar e eu saí igual uma desesperada pra fechar fora de sala, mas daí ela estava entrando e a parei, mesmo sem conhece-la (ela era aluna nova) e pedi pra ela fechar pra mim.
  Na época ela tinha o cabelo liso, escrevia um blog e era apaixonada por rimas e literatura, o tempo passou e nada mudou. Isa, aliás... poet(isa) se libertou de um estereótipo eurocentrista e ensinou várias meninas, inclusive a mim, a ter amor próprio, amor ao próximo e não se deixar abater pelo machismo no mundo.

Fiz 13 perguntas pra linda poet(isa), e ela deixou um recadinho bônus pras meninas que se sentem pra baixo e um up pras meninas que já tem amor próprio não se deixarem abater... vamos então pra entrevista



  •  Lembro que você usava o cabelo liso, quando você percebeu que seu subconsciente era escravo de um """ideal""" pregado pela sociedade, de que o cabelo liso é o mais bonito? E quando você passou a se empoderar e aceitar que seu cabelo é lindo do jeitinho que ele é??

Eu sempre gostei do meu cabelo, sempre achava que era o ideal pra mim, depois que conheci o movimento negro, e vi que meu cabelo não era só um cabelo, e sim fazia parte de todo um movimento, político e social de luta eu resolvi entrar em transição. Entrei em transição 2 vezes e desisti, na segunda estava indo alisar o cabelo, e então pedi pra minha cabeleireira cortar todo, foi um choque pra todo mundo, só minha mãe sabia, e foi florescer, melhor coisa que eu fiz na minha vida comigo mesma. E me ajudou a reforçar muito mais minha estética negra, e me aceitar e me amar muito mais

  •  Como as pessoas ao seu redor e das suas redes sociais reagiram com sua transição? Como VOCÊ se sentiu?


Foi um choque, porque meu cabelo alisado era realmente muito bonito, muita gente elogiava, e eu me sentia linda com ele também, muita gente não aprovou, achou loucura, mas minhas manas (como eu chamo minhas irmãs de cor) super me apoiaram e me ajudaram mt na decisão também.



  •  O que você acha desses estereótipos de beleza que a sociedade prega como ideais??

 Há uns dias atrás postei no meu facebook que beleza era construção social, pedindo para as pessoas repassarem, e acho que quanto mais as pessoas enxergarem isso, mataremos esse ideal que a mídia e sociedade nos põe, esse padrão americanizado e eurocentrico. Desconstruindo isso, quadraremos barreira s enormes

  •  Você acha que depois que você parou de alisar seu cabelo, você passou a ser mais elogiada e empoderada por outras pessoas??

Sim, muita gente deu apoio, e reconheceu que a beleza natural é bem mais bonita, muita gente veio falar comigo que por conta da minha atitude tomou uma atitude tbm...

  •  Como você lidava com críticas alheias sobre você é como você lida agora?

Sempre ignorei, nunca dei bola pra isso, hoje acho que as pessoas criticam por não ter minha coragem ou por não me conhecerem.


  •  Que tipos de preconceitos você já passou e ainda passa por ser negra? (cite quantos e quais você se sentir a vontade)

Infelizmente são muitos, o cabelo choca bastante ainda, as tranças chocam bastante, muita gente torce o nariz, ou acha que é "moda"... Mas já sofri muito mais quando era mais nova, e não sabia discernir muito as coisas, não tinha noção do que o que eu sofria era racismo, e não um bullying qualquer, hoje como tenho mais voz ativa é muito difícil eu ver algo e deixar passar batido.

  • Você já teve crises de tristeza, depressão ou se sentiu mal com baixa auto estima por conta do racismo? 

Tenho algumas crises até hoje, mas não por conta de baixa autoestima mas por ver amigas minhas sofrendo, e não poder ajudar, por ter medo do futuro, medo por ser empoderada e politizada demais e não me contentar com pouco.

  • Quais tipo de nomes já te ofenderam por ser mulher e negra?

Nomes e apelidos não doíam, ou doem, o que dói é a exclusão, a solidão. O abuso na rua, não ser preterida, e etc.

  • Como você se sente sendo uma feminista, quando vê mulheres fazendo comentários machistas?

 Sinto tristeza, em saber que o feminismo não chegou para todas, em saber que tem muita mulher que sofre e não vê, e mais triste ainda pelo machismo está tão impregnado na nossa sociedade a ponto delas acharem normal


  • O que você considera um "close errado" vindo de mulheres brancas, sobre o feminismo negro?

 Palpitar no movimento negro, tirar nossa voz, usar nossa cultura como moda, amar a cultura negra, mas não amar pessoas negras

  • Você acha que hoje em dia a mulher negra tem mais representatividade? O que você acredita que tenha influenciado nisso?

Não, estamos engatinhando lentas, ainda falta muito reconhecimento, falta atrizes negras em papéis principais, falta mulheres negras na política, falta gente negra demais na TV e no teatro, falta muito ainda. O que influenciou nisso sem duvida foi o racismo, e a construção social de beleza eurocêntrica.

  • O que você já fez que você se orgulha com relação a sororidade?

Conversar com varias manas que sofriam de doenças psicológicas quando fiz o post que acreditava ainda na Sororidade. Mas acredito que isso é diário.

  • Tem alguém que te motiva a ser sempre empoderada, ser quem você é e continuar lutando por representatividade e um mundo mais igualitário??

Mensagens de garotas que eu nem conheço e que vem me agradecer por posts, palavras que disse e posicionamentos, a dor do outro me faz lutar também, querer que elas não sofram mais, ou sofram o que já sofri, e ouvir Nina Simone hahaahha

  •  (bônus final) Diga algo que você acha q empodere outras meninas e lhes de confiança para acreditarem que são lindas como elas nasceram...

AMEM-SE, LUTEM, pois viver sendo mulher negra já é resistir, ser forte já da nossa natureza, e nunca deixem de acreditar que somos fortes e capazes de mudar esse jogo. ❤️



MUITO AMOOORRR, NÃO É MESMO?! E tem mais, a Isa tem uma lojinha online chamada Vista Verso onde ela põe versos das poesias dela em croppeds, blusinhas, regatas e camisetas. Todas as fotos dessa publicação foram tiradas da página dela :)

E claro, perguntei a ela, como ela teve essa ideia e como pós em prática, pedindo pra ela contar a história da Vista Verso...

" A vista verso foi uma parceria, uma sociedade; sempre tive a vontade de expandir minhas poesias pra outros meios e lugares, sempre gostei de arte de rua, cheguei a fazer uns stencils com poesia e lambes também, até que eu conheci a Susana, que se tornou uma das minhas melhores amigas, que tinha a vontade de ter uma marca de blusas e juntas criamos a Vista Verso, que vem com o projeto de divulgar artistas desconhecidos, estampando seus escritos e poesias em blusas, e a cada coleção trazendo um novo. Eu que escrevo, sempre acreditei na minha arte e na arte das pessoas a minha volta, sempre quis crescer nisso e ajudar outras pessoas a crescer comigo, então decidi fazer isso de forma independente. A Vista Verso pra mim foi o passo inicial e ainda é só o começo da minha jornada."

Se você ficou interessada(o) em alguma peça da coleção, é só entrar na página dela e entrar em contato por lá.

E é claro, se você gostou da publi, comenta ai e empodera as manas do blog também :)


Nenhum comentário :

Postar um comentário

- Por favor, não usem os comentários para divulgação pessoal, lê a publi e deixa um comentário sobre, no final, pode deixar o link, mas tem que ser de coração :)

- Sigo de volta, TODOS os blogs que seguem a primeira instrução, não precisa pedir :)
- Leio todos os comentários e respondo sempre que posso

- Agradeço se você seguir o blog e me dizer se gostou :)

- Sem xingamentos... se não gostou do blog, deixe uma crítica construtiva sobre o que posso mudar, para melhorar :)